Entrevista com Rick Riordan sobre Os Heróis do Olimpo


quarta-feira, 20 de outubro de 2010
O Site GeekDad fez uma entrevista ao Rick Riordan, autor da série "Percy Jackson e Os Olimpianos" e "Os Heróis do Olimpo". confira a tradução:

Rick Riordan é um homem muito ocupado. Semana passada foi o lançamento do livro O Herói Perdido, o primeiro livro de sua nova série, Os Heróis do Olimpo, e ele está nesse momento em uma tour passando por 12 cidades para a divulgação do livro e para conhecer seus leitores. Logo depois haverá o lançamento da versão em HQ de seu famoso livro, O Ladrão de Raios. Finalmente, ele acabou deixando escapar algumas informaçoes do segundo livro para seu editor, em antecipação do lançamento de 2011. E ele ainda conseguiu achar tempo para, no último fim de semana, sentar-se e falar sobre fantasia para crianças, Mitologia e O Herói Perdido.

GeekDad: Como um professor formado, você tenta intencionalmente colocar educação dentre sua escrita ou pelo menos deixar algum vestígio de uma leitura mais densa ?

Rick Riordan: Primeiro de tudo, eu sempre quis que as crianças estivessem se divertindo enquanto liam minhas histórias, mas enquanto estão fazendo isso espero que elas fiquem sabendo de Mitología também. Meu ponto como um professor na sala de aula era fazer disto uma coisa tão divertida que eles nem se dessem conta de que estão aprendendo, e este continua sendo o meu ponto como escritor, Quero que eles terminem um livro querendo ler o próximo. É deixar o conhecimento estraordinário, é tentar faze-lo divertido.

GD: Você tem dois filhos. Usa suas crianças como um apoio ou escreve com eles em mente ?

RR: Os livros da saga Percy Jackson começaram para o meu filho mais velho, Haley, que tinha 7 anos na época. Eu comecei a conta-lo histórias, pois ele é disléxico e tem défict de atenção, assim como Percy. Então, eu as usei para mate-lo interessado em ler e foi ele quem me deu a idéia de passar estas histórias para o papel. Elas se tornaram uma espécie de diário com suas experiências. Patrick, meu filho mais novo, começou a se interessar quando ele ficou velho o bastante para ler e eles são meus editores de primeira linha até hoje, minha esposa e os meus dois filhos. Eu nunca sonharia em mandar um livro para o meu editor sem eles terem lido primeiro. Nós sentamos juntos e lemos em voz alta, foi assim com O Herói Perdido. Meus filhos não escondem nada, se eles acharem que a leitura está um pouco lenta, eles me diriam, se há uma piada que eu achei hilária mas eles não, eu teria que mudar.

GD: O Herói Perdido foi lançado agora. Quanto tempo se passou naquele mundo desde o termínio de O Último Olimpiano ?

RR: Na verdade, só alguns meses. A grande batalha de O Último Olimpiano acontece em Agosto e Os Heróis do Olimpo começa em Outubro. Então apenas 2 ou 3 meses se passaram. Eu fiz isso de propósito, pois queria os personagens de Percy Jackson envolvidos e não desejaria que os leitores ficassem se perguntando o que aconteceu com eles depois. Esse foi o meu jeito de deixa-los visitar aquele mundo de novo, e também relembrar Percy e Annabeth assim como os outros personagens da primeira série.

GD: O que Os Heróis do Olimpo vai ter diferente em relação a Percy Jackson ?

RR: Bem, a coisa mais óbvia é o jeito que a história vai ser contada, o texto é em terceira pessoa, com três pontos de vista diferentes. Os três novos semideuses são Jason, Piper e Leo, e eles revezam contando a história em terceira pessoa. Foi realmente impressionante fazer isso, mas eu estava um pouco nervoso, pois não sabia se os fãs gostariam muito da idéia. Mas na verdade, muitas pessoas me disseram que preferiram desse jeito, pois assim elas ficam sabendo de tudo o que está acontecendo e conhecem os personagens melhor. No final de O Herói Perdido você conhece todos os três bem melhor do que os persongens secundários apresentados em Percy Jackson (porque em PJO, é apenas Percy contando toda a história). É uma abordagem diferente. E outra, é o mesmo tipo de ação, o mesmo tipo de humor, e eu espero ter entrado de cabeça no mundo de Percy Jackson pelo final de O Herói Perdido. Mas até agora, a resposta dos leitores está sendo ótima, eles estão amando.

GD: Então, vamos continuar vendo Percy, Annabeth, Grover e os outros personagens da primeira série ?

RR:Com certeza. Annabeth já está no primeiro capítulo, e Percy, bem, ele não está no livro, mas é uma parte muito importante do mesmo. Você vai vê-lo, pode ter certeza. Ele tem um papel maior nas série. Eu posso afirmar isto seguramente, em alguns pontos, vocês vão continuar vendo os personagens de Percy Jackson nas novas séries.

GD: Parece que vai haver uma mistura de Mitologia Grega e Romana. Por que você resolveu introduzir Mitologia Romana na série ?

RR: Isso é algo que as crianças vem me perguntando há cinco anos, desde que eu comecei O Ladrão de Raios. Todo lugar onde vou, as crianças dizem: "Por que você faz algo com os Deuses Romanos?" e é um pouco difícil, porque os Deuses Romanos são os mesmos que os Gregos, só que com algumas pequenas diferenças. Comecei a pensar sobre isso e as variaçoes. No mundo de Percy, eu expliquei que os Deuses seguiam a humanidade. Eles viajam no mundo, e fiquei me perguntando como seria se eles também tivessem aspectos romanos. O quão Jupiter seria diferente de Zeus? E daí, ficar brincando com essas idéias me deu assunto para a nova série. Você vai conhecer bem melhor o jeito de ser dos Deuses Romanos, o que vai dar muito mais vida para a história.

GD: Em relação com as séries Harry Potter, os livros de Garth Nix e Phillip Pullman e muitos outros, há uma grande quantidade de boas histórias de fantasias para crianças agora. Que tipo de livros você leu para criar a sua própria estrutura como escritor ?

RR:Estamos no meio de um renascimento da leitura infantil agora e tem muita coisa por ai, especialmente fantasia. Eu queria que isso estivesse acontecendo a 20 anos atrás, mas infelizmente não aconteceu. Realmente não tinha muito o que ser explorado. Quando era criança, amava mitologia grega. Adorava Senhor dos Aneis, foi provavelmente isso que me introduziu a fantasia.

GD: Como você se sentiu em relação ao filme O Ladrão de Raios ?

RR: Eu não o vi. Não me envolvi muito com a produção porque ainda estou escrevendo sobre o mundo de Percy Jackson e Os Heróis do Olimpo. Eu tenho minha própria imagem de como os personagens são e se eu visse o filme eu nunca iria tirar aquelas imagens da minha cabeça. Eu não queria que isso acontecesse. Eu não penso sobre isso e fico feliz que as coisas sejam assim.

GD:Com planos para novas séries, como é ter que lançar um livro a cada seis meses ? É muito pesado ?

RR: É uma loucura ! Mas ao mesmo tempo, muito bom. Eu terminei o segundo livro de Kane Chronicles e vai sair no prazo, então já estou no meio do caminho, já que é uma trilogia e só falta um. Ninguém está me obrigando a fazer isso, é apenas uma meta que proponho a mim mesmo, pois sei que as crianças lêem muito mais rápido do que eu escrevo e um ano é muito mais tempo do que eles querem esperar. Um ano quando se tem nove, é uma eternidade..

(Nota: o entrevistador trouxe sua filha de oito anos, que é uma grande fã de Percy Jackson, e ela foi quem fez a ultima pergunta)

GreekKid: Tem muitos deuses e deusas e histórias na mitologia. Quando você começou a se interessar por isso tudo?

RR:Acho que eu era interessado nessas histórias desde que tinha sua idade. Eu amava os Deuses e Deusas, achava eles um máximo. E como Percy, imaginava que minha mãe ou meu pai poderia ser uma deusa ou deus grego e eu poderia ser um herói. Não é uma idéia legal ? Pelo que me lembro, eu realmente me interessei na época da escola, quando comecei a ler bastante sobre eles.

O Herói Perdido estréia no primeiro semestre de 2011 aqui no Brasil e O Filho de Netuno estréia no outono de 2011 nos EUA, fiquem ligados no Heróis do Olimpo para mais novidades.
 
Copyright © 2010 - 2011 • Heróis do Olimpo – Percy Jackson e Os Olimpianos, Os Heróis do Olimpo e As Crônicas dos Kane Ω.